利用者:KandiGebhardt1
Ao combinar esses mecanismos, o Reduslim se apresenta como uma ferramenta valiosa na jornada rumo a um peso saudável e duradouro. Para eles, a obesidade era razão de sofrimento psicológico, discriminação e comprometimento da qualidade de vida; e as experiências anteriores de não conseguirem manter o peso em níveis próximos da normalidade faziam suas vidas oscilarem entre alimentos, dietas, peso e forma corporal. O comprometimento físico é o que chama a atenção nesses indivíduos. Vamos prestar mais atenção às cápsulas revestidas por película para influenciar a atividade metabólica e o apetite reduslim wells. No entanto, tive que mudar de ideia, porque desde os primeiros dias de tratamento senti imediatamente menos apetite e meu estômago começou a esvaziar. O apetite diminuiu gradualmente, parei de pensar constantemente em comida. Muito se lançou. Minha esposa continuou tentando me colocar em dieta, mas não posso me negar uma comida deliciosa, simplesmente não posso. Por conseguinte, auxiliará os pacientes portadores dessa doença, seus familiares e a sociedade de uma maneira geral que convivem com os significados simbólicos da comida e do corpo. Discutimos o aspecto do desenvolvimento da obesidade, suas repercussões clínicas, sociais, familiares.
No segundo capítulo, apresentamos uma revisão teórica sobre o tema obesidade, focalizando os aspectos clínicos e psicossociais, bem como a terapêutica cirúrgica apontada como a solução definitiva. Portanto, não estaria somente na cirurgia a solução. Com esse pressuposto, desenvolvemos esta investigação, com o intuito de compartilhar os nossos conhecimentos - técnico, pessoal e profissional - com as pessoas que sofrem do problema da obesidade e da busca de uma solução definitiva para o emagrecimento. Cada etapa desse processo teve grande significado no âmbito profissional e pessoal. A pesquisa traz demonstração prática da importância de inserir no campo da formação profissional a qualificação científica adequada para a captação das dimensões subjetivas dos pacientes. A intenção deste estudo pretende ser a de tornar acessíveis as informações sobre a obesidade e a vivência do emagrecimento com a cirurgia, assim como mostrar o sofrimento a que estão submetidas as pessoas obesas, tanto na tentativa de se livrarem do excesso de peso como durante o processo de redução das dimensões físicas e do peso.
O cuidar desses pacientes que traziam um conteúdo de sofrimento oculto durante as consultas exigiu um investimento pessoal no conhecimento das dimensões simbólicas para que pudéssemos auxiliar ainda mais na terapêutica. A ferramenta de testes clínicos, durante o qual não foi revelado reações alérgicas e efeitos colaterais. Sabemos que a obesidade não é um problema puramente médico e tampouco o estômago é o principal responsável pelo “engordamento” ou pelo “emagrecimento”. Aqui são relatadas a trajetória individual desde o surgimento da obesidade, a convivência com ela, as dificuldades ocasionadas pelo excesso de peso; as situações de exclusão, discriminação, dor física, doenças associadas, risco de morte. Isso aguçou ainda mais o nosso interesse, pelo fato de representar um desafio. Fica evidente e deve ser ressaltada a necessidade de despertar em todos os profissionais que lidam com a obesidade e o fato de que o trabalho não poderá ser fragmentado. O aspecto emocional, contudo, eraperceptível, apesar de ser apenas a ponta de um “gigantesco iceberg”. A preocupação com a obesidade e seus malefícios é também muito remota, contudo, hoje sabemos que representa a mais comum e a mais antiga doença metabólica. Ao concluir o trabalho de pesquisa e ao recompor o caminho trilhado, temos uma visão ambivalente: -- A constatação de que a obesidade é assumida pessoalmente pelos indivíduos, contudo, é em parte fruto de uma prática discriminadora consolidada na nossa sociedade.
No sétimo capítulo, discutimos as possíveis contribuições da visão de um médico às questões não médicas relacionadas à obesidade e ao emagrecimento. Analisamos condicionantes socioculturais, emocionais e psicológicos da obesidade e do emagrecimento. É também denominada de cirurgia para emagrecimento e é a mais executada entre os cirurgiões. 12 A necessidade deste estudo é justificada pela escassez literária de estudos qualitativos semelhantes e que incluam na discussão os aspectos psicológicos do indivíduo obeso sob o paradigma da cirurgia bariátrica. Essa limitação acadêmica e a necessidade de expandir os horizontes nos motivaram a investigar e aprofundar os conhecimentos sobre essa síndrome, no intuito de desenvolver uma abordagem multidisciplinar que auxiliasse na diminuição do sofrimento físico e psicológico dos portadores dessa patologia. A investigação deste tema é, portanto, de interesse acadêmico, uma vez que o estudo possibilita uma contribuição relevante em um tema novo para os profissionais que atuam ou pretendem trabalhar com essa doença.